O sucesso de sua organização está relacionado com a sua capacidade de atrair bons profissionais que colaboram para o seu crescimento. Assim, a forma mais eficiente de construir esse valioso tesouro é por meio de um processo de atração e seleção executado de maneira profissional e efetiva.
Existem perfis de colaboradores que casam com os ideais, metodologias de trabalho executadas, valores e objetivos de sua empresa. Logo, o desafio dos profissionais responsáveis pela atração de candidatos, assim como dos líderes, é encontrar essas pessoas. Pensando nisso, elencamos neste artigo alguns pontos de atenção.
Começamos pelos fundamentos da atração e seleção. Então, nos acompanhe nesta breve leitura.
A atração e seleção é o procedimento que possibilita à empresa encontrar o profissional mais indicado à vaga disponibilizada. É como se fosse o match perfeito entre o colaborador e os pré-requisitos da vaga. Assim, alcançar esse nível de contratação é um desafio enorme para muitos gestores.
A atração é o método pelo qual a empresa utiliza-se de ferramentas de divulgação para demonstrar a vaga e os benefícios que serão desfrutados pelo candidato. Já a seleção é o processo de escolha entre os candidatos que se apresentam para a vaga a partir da análise de uma série de características.
Ter completo entendimento desses conceitos é de extrema importância para que a empresa possa compor os seus times de acordo com as competências estratégicas necessárias e com o fit cultural da organização.
Certamente, um dos grandes problemas presentes no departamento de Gente e Gestão é justamente a alta taxa de rotatividade de pessoas. De maneira geral, ela causa malefícios internos e externos. Dentro da empresa, os danos estão relacionados com a rescisão de contrato e o investimento em novos treinamentos para o profissional que ocupará aquela vaga.
De modo externo à organização, não podemos esquecer que o advento da internet possibilitou que os indivíduos ficassem 100% conectados. Consequentemente, os profissionais dividem nas redes sociais e em sites especializados sua satisfação ou não por empresa, produtos e serviços.
Atualmente, existem ambientes digitais que reúnem informações específicas sobre uma determinada empresa, inclusive o depoimento de ex-colaboradores. Portanto, é muito importante ter atenção a tais informações e tomar decisões assertivas para melhoria da sua imagem.
Ademais, o cuidado com a experiência do profissional deve estar presente desde a atração e seleção. Afinal, é nesse momento em que é possível se conectar com pessoas que carregam os mesmos valores presentes na sua cultura organizacional. Assim, fica mais fácil encontrar a pessoa que melhor se adéqua ao perfil de candidato ideal.
Quando um candidato é contratado, mas não se encaixa ao perfil da empresa, pode ocorrer de ele não conseguir trabalhar bem em equipe e até permanecer pouco tempo no trabalho. Isso retrata um indicador negativo, que representa perda de tempo, energia e investimento. Já quando acontece o encaixe com o fit cultural do negócio, podemos perceber muitas vantagens, como:
O processo de atração e seleção deve ser feito seguindo alguns passos básicos. Dessa forma, tudo parecerá mais simples e intuitivo. Veja como funciona!
Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer bem as necessidades da vaga. Por isso, aprofunde-se nela e descubra cada meandro das atividades que o novo colaborador executará. Assim, você terá mais informações para elaborar uma descrição aprofundada das atribuições que serão desenvolvidas.
Após conhecer as necessidades da vaga e torná-la pública, é preciso atrair os seus candidatos. Nesse caso, conhecer o perfil de colaborador que a sua empresa pretende atingir faz toda a diferença.
Alguns empresários utilizam redes sociais como o LinkedIn, Instagram e portais de vagas para divulgar oportunidades de trabalho. Essa pode ser uma excelente alternativa para o seu negócio. Mas tenha cuidado ao aplicar técnicas de atração de candidatos. Ou seja, insira as suas estratégias em locais que tenham mais pessoas alinhadas com o perfil do seu negócio.
O próximo passo é fazer a triagem dos currículos recebidos pela sua empresa. Esse é o momento de separar aqueles que têm a maior correspondência com o seu time de colaboradores atuais e avaliar objetivos, qualidades e habilidades profissionais dos candidatos. Hoje em dia existem sistemas que utilizam de tecnologia para realizar essa triagem de forma mais ágil e assertiva.
Mas os demais não precisam ser desconsiderados. Também vale criar um banco de talentos para, futuramente, contatar outras pessoas que não se enquadraram à oportunidade aberta no momento, mas que tenham características desejadas em outras vagas.
Por fim, chegamos a um dos momentos mais importantes do processo de atração e seleção. A entrevista é a oportunidade que a equipe de seleção e os gestores têm de conhecer melhor os candidatos. Para isso, é interessante elaborar algumas perguntas para aplicar aos futuros profissionais de sua empresa.
Considere o alinhamento com a cultura e os valores da empresa, o que espera de experiência e habilidades e, por fim, a visão de futuro dos candidatos. Em muitos casos, essa é a última filtragem do processo. Portanto, precisa ser feita com o máximo de cautela possível, mas também oferecendo um ambiente acolhedor.
Assim como nos currículos, caso um candidato não seja aprovado na entrevista, ele pode fazer parte do banco de talentos, podendo ser convidado em outras oportunidades.
Além de elaborar um processo de atração e seleção, a equipe de Gente e Gestão precisa ficar por dentro de algumas técnicas que facilitam a busca por candidatos ideais para a vaga. Conheça algumas delas nos tópicos abaixo.
Diferentemente de comunicar um processo seletivo, a técnica Hunting parte do próprio departamento ir à procura de algum profissional que se adéqua às necessidades da vaga. Dessa forma, é necessário analisar perfis que apresentem as competências ideais e que sejam compatíveis ao fit cultural.
Como dissemos, quando um candidato não se adéqua a nenhuma vaga disponível, é interessante contar com um banco de talentos para adiantar processos em momentos futuros, quando ocorrer um melhor alinhamento. Certamente, você terá mais agilidade nos processos seletivos e uma redução de investimentos nas etapas que correspondem a tal tarefa.
Inegavelmente, essa é uma ótima forma de valorizar a cultura de feedback na sua empresa. Afinal, seus colaboradores sabem exatamente do que sua empresa precisa para evoluir. Portanto, sempre procure Indicações internas, uma vez que sua rede de talentos também conhece pessoas com grandes chances de ter um match perfeito com seu negócio.
Será que a pessoa ideal para preencher a vaga já faz parte da sua rede de talentos? Certamente, essa é uma ótima maneira de fortalecer a confiança e satisfação dos profissionais da sua empresa. Afinal, a possibilidade de recrutamento interno faz com que eles otimizem cada vez mais seus resultados em busca de novos desafios que contribuem para o crescimento de cada um.
De modo geral, o uso do funil de recrutamento é fundamental para estruturar processos com maior sabedoria e agilidade. Consequentemente, a organização atingirá melhores resultados, uma vez que conta com uma padronização em atração e seleção que torna tudo mais ágil e com foco na cultura organizacional.
Além disso, outro ponto importante é o uso de ferramentas específicas de assessment nesse momento. Assim, é possível melhorar o gerenciamento do desempenho de cada candidato e analisar se ele preenche requisitos que colaboram com o crescimento da empresa.
E não podemos nos esquecer da importância de contar com algumas tendências da área. Afinal, elas ajudarão a atualizar seu conhecimento e tornar o setor de Gente e Gestão com total foco nos avanços do mercado. Saiba mais a seguir!
A chegada da transformação digital causou uma grande mudança na cultura organizacional das empresas. Atualmente, muitos negócios conseguem diminuir trabalhos manuais e tornar mais ágil processos que fazem parte do fluxo de trabalho.
Diante disso, não se deve negar a importância de contar com a tecnologia e usá-la a nosso favor. Por isso, uma tendência é o uso do People Analytics na área de atração e seleção. Por meio dele, é possível filtrar dados, fazer melhores planejamentos no setor e tomar decisões estratégicas com o apoio do Big Data.
A princípio, a equipe de Gente e Gestão precisa ter em mente o tipo de candidato necessário para preencher uma determinada vaga. Como forma de facilitar esse processo, é interessante usar o funil comportamental para conhecer a fundo os perfis comportamentais e analisar qual candidato mais atende às suas necessidades.
Por exemplo, existe um perfil analista: aquele que tem a característica de ser crítico, atento aos detalhes e apresenta uma postura mais introvertida. Já o comunicador é totalmente o oposto, por ter uma índole extrovertida, ser muito criativo e conquistar a atenção das pessoas nas oportunidades que tem de mostrar seus pontos de vista.
Assim, é essencial trabalhar esses aspectos já na fase de onboarding, na intenção de ocorrer uma boa triagem do currículo e que a entrevista tenha um direcionamento com base no perfil ideal. Consequentemente, a empresa aumenta as chances de melhorar os resultados em relação à atração e seleção.
A preocupação com a diversidade e inclusão nas empresas vem crescendo a cada dia. Afinal, contar com colaboradores com perfis diversos contribui com a evolução de processos e a construção de uma cultura organizacional com base na realidade dos dias atuais, possibilitando pontos de vista diferentes e geração de inovação.
Por isso, adotar políticas de diversidade ajuda sua empresa a se atualizar. É importante dar oportunidade de contratação e, em seguida, investir no desenvolvimento de talentos que historicamente ficaram de fora de determinadas oportunidades de trabalho e posições.
Portanto, um dos principais desafios da área de Gente e Gestão é atrair e selecionar para a empresa, candidatos com perfis diversos. Mas o objetivo não deve ser apenas a cumprir indicadores e compromissos com as políticas de diversidade, mas, de fato, praticar uma transformação cultural dentro da organização, como é o caso de práticas que visem contratar e incluir mais negros ou mais mulheres em cargos de liderança.
Além disso, a gestão precisa criar uma experiência de marca positiva para o colaborador desde a fase de atração, a primeira fase da experiência do colaborador/employee experience, outra preocupação recente das organizações.
Por fim, ter um processo de atração e seleção bem estruturado facilitará a chegada de colaboradores que farão a diferença em seu negócio. Ao manter o time alinhado e engajado, sua organização reduz o índice de turnover e evita a baixa de produtividade causada pelas longas curvas de aprendizado de cada profissional novo.
Então, quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar nesse processo.
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